Os pombos são um grave problema à saúde ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem.

O pombo é originário da Europa e África e foi introduzido no Brasil no início da colonização portuguesa. Não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida. Alimentam-se de sementes, grãos, frutas e tudo que estiver disponível, incluindo resíduos.

Ele faz ninho em árvores, plataforma de ramos, ou qualquer plataforma que esteja livre de frio e chuva, colocando dois ovos brancos eclodindo em 14 a 19 dias.

Recentemente foram catalogadas 57 (cinquenta e sete) doenças transmitidas pelo pombo como Criptococose, histoplasmose (ambas transmitidas pelo fungo das fezes secas), Salmonelose (ingestão de ovos ou carne contaminada pela bactéria Salmonella presente nas fezes), Ornitose (também conhecida por psitacose transmitida pela poeira das fezes secas), Dermatites (causada pelo piolho do pombo) e alergias (pela inalação de penugens ou do ar rico em poeira das fezes secas).

Esquema do pombo

A urbanização caótica das grandes cidades, e a falta de controle ambiental urbano faz com que cresça ainda mais o número de dos pombos na cidade, por isso o Controle de Pombos é de altíssima importância para a saúde pública.

Ainda não há políticas públicas do controle da população de pombos, nem medidas preventivas distribuídas a população para evitar o contágio das doenças transmitidas por este animal, então o ideal é que cada indivíduo tome consciência de que o contato, e a alimentação deste animal leva a proliferação deste problema urbano.

A Vulcão Dedetizadora tem a capacidade de executar os seguintes métodos legais para espantar os pombos.

[toggles title=”Métodos” active=1 speed=500]

[toggle title=”Repelentes Químicos”]Princípio ativo – Polibuteno[/toggle]

[toggle title=”Dispositivos visuais”]Dispositivos que produzem barulho normalmente não funcionam com pombos, pois os pombos de áreas urbanas são acostumados a barulhos intensos e constantes. Por outro lado, dispositivos visuais que afugentam aves em geral. Objetos brilhantes, coloridos e dotados de movimento, como bandeirolas, Os manequins e espantalhos também podem ser confeccionados.[/toggle]

[toggle title=”Telas”] Uso de telas para impedir a entrada de pombos

Tela de proteção

[/toggle]

[toggle title=”Arames”]Uso de arames farpados e espirais

Arame farpado

[/toggle]

[toggle title=”Espícula”]Uso de espícula

Espícula

[/toggle]

[toggle title=”Vedação de vão”]Impedir a entradas de pombos pelo vão do telhado

Calheta

[/toggle]

[toggle title=”Fio de nylon”]Fios de nylon para impedir o equilíbrio dos pombos

Entrada de pombos

[/toggle]

[toggle title=”Superfície inclinada”]Uso de superfície inclinada

Superfície inclinada

[/toggle]

[/toggles]

Menu